Andebol é uma modalidade desportiva criada em 1919 . Inicialmente era praticado num campo de relva similar ao do futebol e era disputado por duas equipas de onze jogadores cada, sendo a bola semelhante à usada na versão de sete jogadores.

O Andebol iniciou-se na Académica de Espinho em 1939, ainda na variante de 11 jogadores. A Académica usava o campo de Anta como seu reduto para os jogos em casa. A modalidade havia chegado ao nosso país em finais de 1929 e a Académica filiou-se na Associação de Andebol do Porto que havia sido criada em 1932. Aí competiu até à extinção da secção em Novembro de 1945.

Após uma longa ausência da modalidade no clube, esta regressa ao clube na época de 2007/08, desta feita na vertente feminina, por impulso de pais de atletas e directores do extinto clube ADES Manuel Laranjeira que com a Direcção da Académica de Espinho, decidiram voltar a abrir a secção de andebol, desta vez já na moderna versão de pavilhão com 7 jogadores.

Neste momento, a secção de andebol do nosso clube está filiada na Associação de Andebol de Aveiro.

O clube conta neste momento com todos  os escalões de formação de base, estando a reflectir sobre o regresso à competição de uma equipa sénior feminina. Das camadas jovens da Académica tem saído algumas atletas que representaram a Selecção Nacional Portuguesa.